Advertisement

19 de dezembro de 2014

Novos extintores serão exigidos a partir de 1º de janeiro

Para não ter surpresas desagradáveis na volta da viagem de Ano Novo, melhor ficar atento às novas normas estabelecidas pela legislação federal. A partir de 1º de janeiro de 2015, todos os veículos em circulação deverão estar equipados com extintor de incêndio com pó químico do tipo ABC. Atualmente, a legislação permite também extintores do tipo BC, que deverão ser substituídos até 31 de dezembro de 2014.A lei foi aprovada em 11 de novembro de 2009, com cinco anos de prazo para a adequação. No entanto, veículos zero-km já saem de fábrica com o equipamento do tipo ABC desde que a norma foi estabelecida. O extintor do tipo BC é designado para combater incêndio causado apenas por líquidos inflamáveis (óleo diesel, gasolina, querosene, etc.) e equipamentos elétricos, enquanto extintores do tipo ABC são eficazes também no combate ao fogo em materiais sólidos como tecidos, espuma, plásticos e borrachas, encontrados em abundância no interior dos veículos.
Novos extintores do tipo ABC são eficazes contra incêndios em materiais sólidos, como tecidos, espumas e plásticos
Veja mais: O que pode melhorar nos carros e no trênsito no Brasil

Um detalhe importante é que o extintor do tipo ABC - apesar de ter validade de cinco anos -, não pode ser recarregado e custa quase o dobro do preço do BC, em média R$ 60. Os extintores do tipo BC tem validade de três anos e podem ganhar uma recarga com validade de mais um ano, sendo quatro anos no total. Porém, quem fez a troca recentemente pelo modelo BC, deve substítuí-lo pelo tipo ABC mesmo que ele esteja dentro da validade.

A regra vale em todo o Brasil para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. Quem não se adequar, pode ser multado em R$ 127,69 e ganhar cinco pontos na CNH, além de ficar com o veículo retido para regularização. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo sem o extintor, com o equipamento com prazo de validade vencido, vazio ou com lacre rompido é infração grave.

Fonte  IG
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário