Advertisement

21 de janeiro de 2015

Parque no Rio Capibaribe pode chegar a outras cidades além do Recife


A Prefeitura do Recife quer levar o projeto ousado do Parque Capibaribe, que busca criar uma grande corredor de lazer para pedestres e ciclistas no entorno do Rio do Capibaribe, para outras cidades da mesma bacia hidrográfica. Uma expedição sairá da Praça do Derby, na manhã desta quarta-feira (21) e vai avaliar o potencial de expansão do projeto nos municípios de Camaragibe, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Limoeiro e Salgadinho pelos próximos três dias. “Vamos apresentar o projeto do parque aos demais municípios cortados pelo rio. Eles também podem adotar esse modelo e mudar a relação de convívio entre o rio e a cidade. O Parque Capibaribe é mais do que uma proposta de resgate para a paisagem do rio no Recife”, diz a secretária de Meio Ambiente da capital, Cida Pedrosa.A iniciativa está sendo conduzida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe (COBH). As análises serão feitas por técnicos da PCR, uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e profissionais da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

No projeto recifense, lançado em abril do ano passado, o Parque Capibaribe terá mais de 30 quilômetros de extensão e cortará 21 bairros da Várzea até a Boa Vista. A ideia é criar um corredor com passeios, ciclovias, passarelas, pontes de pedestres, áreas verdes e de lazer. Também serão instaladas passagens ligando as duas margens e instaladas estações do projeto de navegabilidade do Capibaribe.

Ao lançar o projeto, o prefeito Geraldo Julio admitiu que, devido ao alto custo do projeto, ele não poderia ser concluído no seu mandato; mas defendeu a viabilidade do parque, que seria realizado aos poucos, em longo prazo. No final do ano passado, a bancada pernambucana no Congresso incluiu uma emenda de R$ 120 milhões no Orçamento da União destinada a custear as primeiras ações.
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário