Advertisement

28 de março de 2015

Pernambuco comemorou Dia Mundial do Circo nesta sexta também em Toritama.

O Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, comemorados nesta sexta-feira, levam os teatros e ruas do Recife a serem ocupados com atividades relacionadas à data ao longo do fim de semana. Os eventos servem para lembrar a importância das artes cênicas para a sociedade e são, em sua maioria, gratuitos. O Dia Mundial do Teatro foi instituído a partir de 1961, pelo Instituto Nacional do Teatro, na época em que foi inaugurado o Teatro das Nações, em Paris. O Dia Nacional do Circo, por sua vez, é comemorado como homenagem à data de aniversário do Palhaço Piolim, nascido em 1897 e que comandou por décadas o famoso Circo Piolim.  A arte circense terá vez em nove cidades pernambucanas nesta sexta-feira, com sessões sempre às 20h30. Entre os convidados, estão o Circo Alves, na Praça da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, o Circo Bambolê, no bairro de Jordão Baixo, no Recife, além do Circo Alakazam, em Toritama, do Circo do Palhaço Maluquinho, em Abreu e Lima, próximo à Prefeitura. O Colômbia Circo também se apresenta em Escada, o Circo San Marino é atração em São Caetano, o Disney Circo anima a noite em Lagoa do Carro, o Empyre Circus é a atração no bairro de Ouro Preto, em Olinda, e o Nawellington Circo completa a grade em Maranaguape I, Paulista. 

No domingo, dia 29, o circo faz parte das atividades culturais do Bairro do Recife, na Rua Alfredo Lisboa, a partir das 16h. A programação inclui malabaristas, contorcionistas, ilusionismo, palhaços e a presença especial da artista circense Índia Morena, Patrimônio Vivo de Pernambuco. 

O Sesc também faz parte dos festejos, com um conjunto de atrações que contemplou o mês inteiro. Nesta sexta, está em cartaz no Teatro Capiba, do Sesc Casa Amarela, o espetáculo Obscena, com Fabiana Pirro, baseada livremente na obra de Hilda Hilst. A peça começa às 20h, com classificação indicativa de 16 anos, e o ingresso custa R$ 14 e R$ 7 (meia). Em São Lourenço da Mata, é a vez de Decripolou Totepou, com Odília Nunes, com entrada gratuita em dois horários: 9h30 e 16h30.

Também na Zona Norte do Recife, a Escola Pernambucana de Circo vai tomar o Parque Urbano da Macaxeira, com apresentações e palhaçaria. Um grupo de alunos e jovens artistas da Trupe Circus, o braço profissional da escola, vão se concentrar na sede da instituição a partir das 14h e sair em cortejo, a partir das 14h30, em direção ao parque. Malabaristas, pernas-de-pau e palhaços convidam crianças e adultos a participarem da brincadeira. A partir daí, um trio de palhaços assume o comando da festa e diversas modalidades circenses serão mostradas ao púbico ao longo da tarde.

Já no Parque 13 de Maio, no centro da cidade, a Prefeitura do Recife promove uma programação comemorativa - e gratuita - que acontece nesta sexta e sábado em uma lona de circo. O primeiro dia começa com um debate, das 15h às 17h, que vai tratar das dificuldades e dos trâmites burocráticos para a atividade circense. Na sequência, às 18h, vai ter apresentação do Palhaço Pipoquinha se apresenta e, às 19h30, o teatro ganha a cena com o espetáculo adulto Madleia + ou - doida. No sábado, das 17h às 18h, é a vez de espetáculos circenses específicos para crianças e, das 19h às 20h, os números são voltados para o público adulto.

Do Diário de Pernambuco 
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário