19 de novembro de 2015

postheadericon Edilson Tavares palestra na Universidade Federal Rural de Pernambuco

O empresário, Edilson Tavares proprietário da Lavanderia Mamute que funciona no município de Toritama – PE, a 169 km de distância do Recife, concedeu uma palestra intitulada “Dando nó em pingo d’água” destinada para alunos do curso de administração, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 18, durante a VI SEMAD – Semana do Administrador da UFRPE, decorrente entre os dias 16 e 20 deste mês. Ouvido por uma plateia de estudantes e professores, Edilson Tavares contou sobre uma série de dificuldades que os primeiros confeccionistas de jeans e também a família dele enfrentou para produzir roupas jeans, no final da década de 1970, no município de Toritama, a conhecida Capital do Jeans. O empresário, Edilson demostrou a plateia que a produção de jeans em Toritama sofreu e continua a sofrer com a escassez de mão-de-obra qualificada. Ele relembrou o momento de importância histórica que representou a chegada das primeiras máquinas de costura motorizadas e as relações de trabalho entre confeccionistas e costureiras que residiam na zona rural daquele município.
Além de explicar o fator geográfico de imigração inversa que ocorreu em Toritama, outra dificuldade destacada pelo palestrante foi a constante escassez de água comum no Agreste Setentrional, a microrregião onde Toritama está localizada em Pernambuco. O palestrante relatou que a carência por água dificultou a evolução do processo de produção e desenvolvimento da qualidade dos produtos em jeans, os quais necessitavam de uma lavagem específica de amaciamento ou tingimento, para que assim, o jeans atingisse uma qualidade aceitável pelo comprador do jeans nas feiras da sulanca que aconteciam na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Em anexo disponibilizei uma foto e um vídeo do momento em que o palestrante Edilson Tavares foi aplaudido. Sugiro que tanto o vídeo como a foto sejam publicados.

Agradeço
O empresário toritamense, Edilson Tavares demonstrou que estas dificuldades foram enfrentadas e vencidas por sua família e por diversos outros confeccionistas. Na época, com o objetivo de instalar uma lavanderia de jeans, ele contou que encontrou as informações necessárias ao visitar uma lavanderia na cidade do Recife, e adquiriu dados sobre os equipamentos industriais e processos de lavagem específicos ao jeans.

Na conclusão da palestra, Edilson demonstrou para os estudantes toda uma trajetória de enfrentamento de dificuldades e o sucesso administrativo que num passo a passo conseguiu desde a instalação da Lavanderia Mamute. Ele destacou a importância da continua busca por inovação, inclusive disse que em outros países alcançou o nível da sustentabilidade industrial e soluções para um cuidado ao meio ambiente. Conforme ele explicou, a sustentabilidade em sua empresa se deu a partir da instalação de uma estação de reutilização de águas, que veio a alcançar uma eficiência de 85% de reutilização das águas, as quais são tão escassas em Toritama. 

Assessoria Edilson Tavares
Éder Mateus

0 comentários:

VER MAVA

VER MAVA

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados