Advertisement

26 de novembro de 2015

Santa Efigênia investe em profissionais e implanta Centro de Nutrição e Dietética

A alimentação dos pacientes de uma unidade hospitalar precisa de cuidados redobrados. Detalhes como níveis nutricionais e uma dieta balanceada são pontos importantes para a recuperação dos enfermos e de bem estar para os acompanhantes.Pensando nisso, o Hospital Santa Efigênia criou em junho deste ano o Centro de Nutrição e Dietética. Todo alimento produzido na unidade passa pelo rigoroso controle de quatro nutricionistas: Juliana Santana e Ayanne Soares, responsáveis pela Nutrição Clínica; e Monique Costa e Vanessa Florêncio Deó, que comandam a Nutrição de Produção. Elas se dividem em duplas, em plantões de domingo a domingo. Assim, os pacientes não ficam desassistidos nos fins de semana.

As profissionais da Nutrição Clínica visitam diariamente os pacientes e verificam a evolução de cada um e realizam uma avaliação nutricional. E desenvolveram um trabalho de terapia nutricional: quando o paciente não se alimenta bem, recebe uma suplementação.

As nutricionistas de Produção supervisionam o processo de compra dos alimentos, a higienização, a confecção do cardápio e a apresentação dos pratos. É delas, principalmente, a preocupação com o valor nutricional dos alimentos. “Fazemos um levantamento do estado nutricional dos pacientes para saber o tipo de alimentação que podemos fornecer, visando, também, à redução dos fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão”, explica Vanessa Florêncio Deó.

Os pacientes quando recebem alta também são orientados a seguirem em casa uma dieta balanceada. As profissionais perceberam uma grande evolução desde que as mudanças foram implantadas. “O nível de satisfação entre os pacientes aumentou muito porque os acompanhantes têm contato direto conosco e mais abertura para reclamar ou elogiar”, afirma Juliana Santana.

Os carrinhos que transportam os alimentos serão padronizados e novos equipamentos devem ser adquiridos em breve. A intenção da direção do Hospital é a criar um diferencial em relação às outras unidades de saúde da região.
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário