Advertisement

5 de fevereiro de 2016

Câmara vistoria fase final das obras de Serro Azul

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), visitou, na manhã desta quinta-feira (4), as obras da Barragem de Serro Azul, em Palmares, na Mata Sul. Com 85% do projeto executado, o empreendimento está sendo construído em três turnos de trabalho para evitar a ocorrência de enchentes como as registradas em 2010 e 2011, que castigaram a região. Na ocasião da visita, o gestor explicou que o atual estágio da intervenção já garante a segurança necessária da população contra uma possível concentração de chuvas. “A gente tem a conclusão da Barragem de Serro Azul como uma das metas prioritárias do nosso Governo. Ela já atingiu um estágio que garante segurança contra qualquer tipo de eventualidade. A barragem já está pronta para fazer a prevenção de qualquer tipo de desastre natural”, assegurou, destacando que o empreendimento tem “um potencial enorme de armazenamento de água e pode ser utilizada também para o desenvolvimento da região”.

A Barragem de Serro Azul fica no Rio Una e deverá operar de forma integrada com as demais quatro barragens previstas com o mesmo objetivo na região. A obra beneficiará 150 mil pessoas nos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros. O reservatório será interligado, por meio de uma adutora, ao Sistema Prata, reforçando o abastecimento de água em parte do Agreste. Nesse caso, o número de favorecidos pode chegar a 600 mil habitantes.

A obra conta com investimento total de R$ 500 milhões, dos quais R$ 325 milhões foram pactuados com o Governo Federal, sendo 40% da União e 60% do Tesouro Estadual. A Barragem Serro Azul será a quinta maior de Pernambuco, com capacidade de acumulação total de 303 milhões de metros cúbicos de água.

“Essa obra vai consolidar a região também como um polo turístico. Vamos ter um lago em Serro Azul, Igarapeba e Panelas, além das cachoeiras de Bonito. Acredito que vai fortalecer a região ainda como polo de atividades ligadas à presença da água”, afirmou Paulo Câmara.
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário