13 de abril de 2016

postheadericon Carro-pipa pode voltar à cena urbana no Agreste

Em 50 anos, os últimos cinco foram os piores em termos de estiagem no estado. A situação mais crítica é no Agreste. A barragem de Jucazinho, responsável pelo abastecimento de 15 municípios está com apenas 1,18% da sua capacidade. Ou seja, dos 327 milhões de metros cúbicos que pode armazenar, restam apenas 3,9 milhões do volume morto. A salvação, por enquanto, está vindo da barragem do Prata, em Bonito, que tem capacidade para 42 milhões de metros cúbicos, mas está com a metade e só atende cinco municípios do Agreste.

Sem água para distribuir, a Compesa impôs um racionamento rigoroso de um dia com água e 28 dias sem abastecimentos para 12 municípios que só recebem água de Jucazinho. E o prognóstico, se não chover nos próximos dias, é de que Jucazinho secará completamente em maio. O abastecimento dependerá dos carros-pipa, uma cena que fazia parte da vida dos moradores antes de Jucazinho.

A crise hídrica traz também impacto direto na economia local. Entre as cidades abastecidas por Jucazinho estão as do polo de confecções: Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Com uma produção mensal de quatro milhões de peças, o polo concentra 18 mil empresas do segmento e cerca de 300 lavanderias de jeans para atender a produção.

De acordo com o diretor do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco, Fred Maia, apesar de as empresas tentarem economizar água, cada peça de jeans, precisa em média de 100 litros na lavagem para ficar pronta e ser vendida. “O pessoal está indo buscar água cada vez mais longe a um custo cada vez maior”, relatou.

Na opinião de Fred Maia, outra dificuldade está nas feiras. “Vender a produção semanalmente exige a realização das feiras. Vem gente do Brasil inteiro comprar e não tem água nos banheiros, para lavar as mãos, receber as pessoas. Resolver esse problema requer muito dinheiro do comércio local”, pontuou.

Aluísio Moreira/Divulgação
Aluísio Moreira/Divulgação
O diretor regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, analisa que o Agreste sofre não só pela escassez de chuvas, mas pela própria geografia. A falta de um rio como o São Francisco dificulta as opções da região. A solução estrutural seria justamende a adutora do Agreste. O equipamento seguiria os moldes das adutoras do Pajeú e do Oeste, que não deixam faltar água nas torneiras do Sertão captando o recurso no Rio São Francisco. Mas obra segue em passos lentos e não tem previsão para ser concluída.

“O complemento do abastecimento vem sendo feito com caminhões-pipa. São 40 veículos circulando na região. Mas planejamos subir para 100 se Jucazinho secar”, afirmou Marconi de Azevedo. Segundo ele, os caminhões variam entre oito e 15 mil litros de água tratada, captada das estações de tratamento da Compesa mais próximas.

Barragens do Agreste em situação crítica:

Barragem Jucazinho (Surubim): Atende Bezerros, Casinhas, Caruaru, Cumaru, Frei Miguelinho, Gravatá, Passira, Riacho das Almas, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.
Volume total: 327 milhões de metros cúbicos
Volume atual: 1,18%

Barragem do Bitury (Belo Jardim): Atende Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.
Volume total: 17.7 mil metros cúbicos
Volume atual: 1,95%

Barragem Pedro Moura Júnior (Belo Jardim): Atende Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.
Volume total: 30,7 milhões de metros cúbicos
Volume atual: 0,46%

Barragem Poço Fundo (Santa Cruz do Capibaribe): Atende Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe.
Volume total: 27,7 milhões de metros cúbicos
Volume atual: 0%

Barragem Tabocas (Santa Cruz do Capibaribe): Atende Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
Volume total: 13,6 milhões de metros cúbicos
Volume atual: 0%

Do Diario De Pernabuco

0 comentários:

VER MAVA

VER MAVA

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados