30 de agosto de 2016

postheadericon Ministério Público cobra entrega de medicamentos em Pernambuco

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) expediu recomendação à Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) e à Direção Geral de Assistência Farmacêutica do Estado para que seja feito planejamento adequado da aquisição de medicamentos a serem fornecidos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A autora do documento é a procuradora da República Sílvia Regina Lopes. A atuação do MPF foi motivada por deficiência no fornecimento de oxcarbazepina. Paciente que sofre com convulsões e não tem condições de comprar o medicamento ficou sem recebê-lo por quatro vezes nos últimos dois anos. Da última vez, a oxcarbazepina não foi fornecida por mais de dois meses, em desobediência a ordem judicial que determinou a entrega do medicamento.

A procuradora da República recomendou que as licitações para aquisição de medicamentos integrantes da Assistência Farmacêutica do Estado sejam feitas em tempo hábil para evitar a indisponibilidade do remédio. A licitação deve ter início um ano antes da data prevista para fim do estoque e os pacientes deverão ser informados sobre o andamento do processo licitatório.

SES e Assistência Farmacêutica deverão fazer o acompanhamento mensal dos estoques e usar dados de períodos de maior demanda, com consequente redução do estoque, para planejar as compras do ano seguinte. Deverão ainda fiscalizar o cumprimento do que estabelece a recomendação, sob pena de responsabilização por eventual falta de medicamentos na rede pública. 

O MPF deverá ser informado em até 10 dias, a partir da notificação da SES e da  Assistência Farmacêutica do Estado, se a recomendação será ou não acatada e quais medidas serão adotadas para solucionar as irregularidades no fornecimento de medicamentos. 

0 comentários:

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

PMDB

PMDB

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados