16 de setembro de 2016

postheadericon Edilson aparece na frente em Toritama

Faltando 15 dias para as eleições municipais, o cenário político em Toritama é de empate técnico. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, o candidato Edilson Tavares (PMDB) está dois pontos percentuais à frente de Odon Ferreira da Cunha (PSB), apresentando respectivamente 30% e 28% das intenções de voto aferidas segundo o critério de resposta estimulada (no qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados). Para complicar ainda mais a situação, a candidata Lucinha Pereira (PSDB), apesar de aparecer em terceiro lugar, também está bem colocada no páreo: cravou 26% das intenções, mostrando que, no município, os votos de cada um dos 12% de indecisos e dos 4% dos que declararam votar branco ou nulo serão decisivos.
Ainda de acordo com o levantamento estimulado, Edilson se mostrou o favorito entre os eleitores jovens (até 24 anos), com 37,2% das intenções de voto. Já Lucinha foi a campeã dos idosos, alcançando 40% dentro da faixa etária superior aos 60 anos. Não houve diferença significativa de opinião entre os homens e mulheres ouvidos.
Odon Ferreira é o atual prefeito de Toritama e tenta a reeleição, mas a disputa no município está tão acirrada que a mesma pesquisa mostrou vantagem de seu nome sobre Edilson, com 0,5 ponto de diferença. Esse resultado foi obtido quando os entrevistadores seguiram o modelo espontâneo de levantamento de dados, no qual as perguntas são feitas sem a apresentação prévia dos nomes dos candidatos. Seguindo este critério, Odon foi o mais lembrado e estaria com 26,3% dos votos. Edilson alcançou 25,8% e Lucinha, 23%, sendo 20,9% os indecisos e 4% os brancos e nulos.
Já quando o assunto é rejeição às candidaturas, Edilson leva vantagem. Entre os eleitores ouvidos, 38% declararam que não votariam de jeito nenhum em Odon. Lucinha vem em segundo lugar neste ranking negativo, com 33,3% de recusa a seu nome. Já Edilson conta com apenas 11,5%. Segundo os dados coletados, 14,4% dos eleitores não rejeitam nenhum dos três nomes, e 2,8% não votariam em qualquer um deles.
O levantamento também mediu a forma como os cidadãos de Toritama avaliam a administração de Odon Ferreira. 50,5% dos entrevistados desaprovam a atual gestão, enquanto 40,8% aprovam e 8,7% não quiseram ou não souberam responder. O índice de aprovação é mais alto entre os entrevistados que possuem nível de instrução superior, alcançando 60%. Ao mesmo tempo, 65,7 % dos que possuem renda familiar superior a dois salários mínimos disseram desaprovar a administração de Odon.
Em relação ao governador Paulo Câmara, que é do mesmo partido do prefeito, a maioria dos toritamenses também não se mostrou satisfeita: 47,3% estão descontentes com a administração estadual, 31% aprovam a gestão e 21% não opinaram.


A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, utilizando uma amostra probabilística casual simples por meio da técnica de Survey, que afere dados através de questionários estruturados e padronizados. Foram ouvidos 400 eleitores com mais de 16 anos nas localidades de Antão, Areial, Arlindo, Buraco Quente, Campo Alegre, Canaã, Centro, COHAB, Deus é Fiel/El Shaday, Duque de Caxias, Independente, Izídio Tavares, Mangas, Novo Coqueiral, Planalto, Príncipe da Paz, Santa Maria, São João, Serra do Posta e Valentin. Segundo o Instituto Opinião, o intervalo de confiança estimado da pesquisa é de 95,0% e a margem de erro máxima é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro do levantamento no Tribunal Regional Eleitoral é o de número PE­09443/2016.

0 comentários:

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

PMDB

PMDB

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados