20 de outubro de 2016

postheadericon Ministro garante recursos para recuperação da Barragem de Jucazinho

A recuperação da estrutura da Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, no Agreste pernambucano, está assegurada. A informação foi dada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB) após reunião com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, nesta quarta-feira (19). Orçada em R$ 52 millhões, a obra será inserida no Programa Crescer, versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançada pelo presidente Michel Temer. Durante a reunião, também foram tratadas as questões da conclusão da Adutora do Agreste e da obra de interligação entre os sistemas de Siriji e Pedra Fina. “O ministro disse que falta apenas definir a forma de contratação para a obra. Deverá ter um caráter emergencial para que sua conclusão seja até março do próximo ano, antes do período de chuvas”, afirma Danilo Cabral. O deputado diz ainda que a intervenção deverá ser feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) ou pelo próprio Ministério da Integração. A assinatura da ordem de serviço está prevista para novembro.

Relatórios técnicos indicam que a Barragem de Jucazinho pode chegar a romper quando as chuvas regularizarem a vazão do reservatório. A barragem sofre com infiltrações e trincas no concreto e na laje, ferragens expostas e poços de alívio danificados e obstruídos. Desde fevereiro, a Compesa vem alertando o Dnocs, órgão responsável pela segurança do reservatório, sobre a necessidade de obras emergenciais. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) também já notificou a autarquia federal sobre os riscos de possível rompimento da barragem. Em setembro, o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco recomendou à diretoria-geral do Dnocs a realização urgente de obras de recuperação de Jucazinho.

Atualmente, a barragem está em colapso, interrompendo o abastecimento d’água em 11 cidades. Desde novembro do ano passado, o reservatório operava com volume morto e a captação de água era feita por meio de bombeamento. Com o nível da água em 0,01%, o reservatório parou. O Governo de Pernambuco vem adotando medidas emergenciais para garantir o abastecimento d´água dos municípios atingidos pela seca. Surubim, por exemplo, onde fica situada a barragem, passou a receber água do sistema Pedra Fina

0 comentários:

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

PMDB

PMDB

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Vereador Fábio Araújo

Vereador Fábio Araújo

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados