28 de outubro de 2016

postheadericon Sistema Pirangi vai abastecer dez cidades do Agreste a partir de Janeiro

    Em Catende, o governador conferiu o ritmo das obras que já estão concluídas 60%. Mais de 800 mil pessoas serão beneficiadasO governador Paulo Câmara visitou, nesta terça-feira (25), um dos canteiros da obra do Sistema Pirangi, localizado às margens da PE-120, no município de Catende, na Mata Sul. O empreendimento é uma  das soluções  encontradas pelo governo do estado para atender dez municípios do Agreste, entre eles, Caruaru, que enfrentam os efeitos do quinto  ano  consecutivo de seca. O projeto  está 60% concluído e deve ficar pronto em janeiro de 2017, beneficiando mais de 800 mil pessoas. A visita foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões e pelo presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares. Antes de inspecionar as obras, o governador conversou  com os operários que  estavam trabalhando no local.

A obra é um investimento de R$ 60 milhões, recursos garantidos pelo convênio assinado entre o Governo do Estado,  Compesa  e Banco Mundial. "Essa é uma obra que terá um papel fundamental para  melhorar o abastecimento de água de  cidades do Agreste. Imprimimos um ritmo acelerado, que nos permite cumprir os prazos das etapas. É muito importante manter esses prazos porque janeiro é um momento crítico que nós estamos prevendo para o Prata", salientou Paulo Câmara. Por causa da demora na conclusão de obras federais, foi necessário que o estado tomasse uma providência imediata para o enfrentamento aos efeitos da estiagem. "As obras estruturadoras como a Adutora do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco estão em um ritmo muito aquém do necessário. Então, nós tomamos essa decisão de levar água da Mata para o Agreste", afirmou o governador. 

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o  Sistema Adutor do Pirangi vai permitir a regularização da vazão da Barragem do Prata, localizada na cidade de Bonito, em 500 litros por segundo. “O  Prata terá  água durante todo o ano e não apenas no inverno”, revela  Tavares. Dessa forma, será ampliada a oferta de água para Caruaru, e também para outras nove cidades da região, são elas: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
  
O Sistema do Pirangi é composto por uma  captação de água no  rio Pirangi, em Catende, que irá transportar água por meio de uma  adutora com 27 quilômetros de extensão  até a Barragem do Prata, e que atende cidades do Agreste, entre elas,  Caruaru. Duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento) garantirão  o funcionamento do sistema, que está sendo construído em tempo recorde. “Iniciamos as obras em junho deste ano e estamos correndo para finalizar as intervenções em janeiro de 2017, conforme determinação do governador Paulo Câmara, observou o presidente da  Compesa, Roberto Tavares. A obra é executada com jornada estendida, durante alguns dias da semana, de acordo com o Roberto Tavares, com o intuito de acelerar a conclusão do empreendimento.

"Desde que a Barragem de Jucazinho, em Surubim, entrou em colapso, nós estamos fazendo arranjos operacionais, aumentamos os rodízios para atender mais cidades, e  estamos atendendo ou reforçando o abastecimento por meio de carros-pipa. Agora com Pirangi será possível reforçar água para Caruaru,  reduzir o rodízio e  aliviar a situação das demais cidades,”  finalizou Tavares.



Fotos: Aluisio Moreira

0 comentários:

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

PMDB

PMDB

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Vereador Fábio Araújo

Vereador Fábio Araújo

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados