15 de novembro de 2016

postheadericon Brasil Evangélico: Revista Superinteressante publica dossiê sobre evangélicos

A revista Superinteressante publica neste mês de novembro um dossiê específico sobre O Brasil Evangélico: o passado, o presente e as obras das igrejas que conquistaram o país. 
De acordo com a publicação, entre 1980 e 2010, o percentual de brasileiros que se declaravam evangélicos subiu de 6,6% para 22,2%. Pesquisas recentes indicam que o índice chegou a 28%. Assim, “qualquer fenômeno que se expande nesse ritmo merece ser melhor compreendido. Ainda mais quando se trata de um movimento tão dinâmico”, afirma a publicação. 
O editor Alexandre de Santi destaca que “os evangélicos fazem parte de um grupo eclético, entusiasmado, acolhedor e, muitas vezes polêmico”. A partir dessa premissa, o dossiê procura apresentar o histórico e as várias faces e vertentes do movimento evangélico no país, tendo como ponto de partida a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero. 
Como era de se esperar, a publicação engloba os aspectos positivos e controversos do movimento evangélico nacional, a partir de uma perspectiva sociológica. Há evidente destaque para o surgimento e expansão das Assembleias de Deus no país. “Graças à dupla de suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus, o movimento evangélico se espalhou pelo país”, afirma a publicação. E acertadamente a matéria ressalta as três ondas do pentecostalismo. 
Destaque para o surgimento da Assembleia de Deus
Os autores procuraram apresentar os trabalhos sociais desenvolvimento pelas igrejas evangélicas, como a atuação da igreja Batista com os dependentes químicos e crianças abandonadas, apoio aos refugiados e vítimas de catástrofes pelos Adventistas, as atividades de caridade da Quadrangular etc. Certamente, há aspectos questionáveis, como a inclusão dos testemunhas de Jeová e Mórmons no mesmo pacote dos evangélicos. Todavia, considerando que a publicação não tem qualquer conteúdo teológico, tal inserção pode ser compreendida. 


Os neopentecostais não foram esquecidos
Também, não faltou espaço para os neopentecostais (especialmente o império da Universal e o Templo de Salomão, Valdemiro Santiago e Agenor Duque), a teologia da prosperidade, a música gospel, as igrejas evangélicas contemporâneas e, por fim, o voto evangélico. 

De modo geral, o dossiê da Superinteressante é importante para resgatar a historicidade e a importância do movimento evangélico no pais, fazendo parte, como afirma o editor, da cultura brasileira. Por Valmir Nascimento em Blog e Agora, Como Viveremos?.
| 0 Comentários até agora. Qual sua opinião?

0 comentários:

VER MAVA

VER MAVA

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados