29 de dezembro de 2016

postheadericon Copergás inicia obra na Zona Norte '' Toritama"

Doze bairros da Zona Norte do Recife serão contemplados pela expansão da rede de gás natural canalizado pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Com investimento aproximado de R$ 30 milhões, o trabalho foi iniciado e tem previsão de conclusão até o fim de 2017. 

A primeira etapa começou no último dia 15 com obras na Jaqueira e representa a implantação do trecho do gasoduto denominado Bolsão Graças-Encruzilhada, que atenderá Espinheiro, Graças, Jaqueira, Aflitos, Parnamirim, Rosarinho e Encruzilhada. Mais cinco bairros serão incluídos na segunda etapa do projeto. A expectativa da companhia é agregar cerca de 9 mil novos clientes.

A expansão faz parte do plano da Copergás para atingir a marca de 60 mil clientes residenciais até 2019. As intervenções nas ruas da Capital pernambucana seguem até o mês de fevereiro e estão sendo realizadas diariamente no período das 22h às 5h. Ao todo, serão implantados 30,5 quilômetros de dutos com tubulação de polietileno. Os primeiros clientes deverão ter gás natural canalizado em outubro. 

Depois da implantação da rede subterrânea, será a vez da instalação das centrais nos imóveis. Até o momento, os bairros em questão são abastecidos com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), e a troca por gás natural representará uma economia de 12% ao cliente.

“Além da redução de custo, tem a questão de o gás natural ser canalizado, pois não precisa armazenar em cilindro, que pode vazar e ocupa espaço no condomínio. E tem também a questão da mobilidade, pois o GLP é transportado em caminhões e enfrenta os problemas de trânsito”, comentou o presidente da Copergás, Décio Padilha.

Na Região Metropolitana, o gás natural já abastece 25 mil consumidores residenciais e 278 comerciais. São atendidos os bairros do Pina, Boa Viagem, Barra de Jangada, Candeias, Piedade, Centro do Cabo de Santo Agostinho, de Camaragibe e de Paulista. A rede de distribuição da Copergás tem cerca de 700 km de extensão.

Além de expandir a rede para clientes residenciais, a Copergás tem um plano estratégico de investimento de R$ 300 milhões até 2021. A empresa estuda a possibilidade de implantar uma central de gás natural liquefeito (GNL) em Belo Jardim, onde termina o gasoduto que parte de Suape. 

De lá, o gás poderia ser transportado na forma líquida em caminhões para cidades do Sertão, como Araripina e Petrolina. Além disso, o órgão avalia como levar gás natural para Garanhuns e cidades do Polo de Confecções, como Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. 

“Estamos na fase de estudo de mercado para definir de que forma vamos fazer esse gás chegar nessas cidades. Por exemplo, para o Polo de Confecções há a possibilidade de a gente construir um gasoduto de 40 km ou transportar o gás comprimido em cilindros“, contou Padilha.

Do Foto: Clemilson Campos/Folha de Pernambuco

0 comentários:

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

PMDB

PMDB

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Vereador Fábio Araújo

Vereador Fábio Araújo

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados