15 de março de 2017

postheadericon Greve geral: escolas de PE aderem à paralisação, em Toritama milhares sem Aulas

Contrários às reformas previdenciária e trabalhista propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB), professores de Pernambuco prometem cruzar os braços nesta quarta-feira (15). Os profissionais vão participar de um ato na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, marcado para as 9h. Um protesto foi marcado para as 14h na Praça do Derby, área central do Recife. De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE), 20 municípios confirmaram presença na manifestação.

A greve também foi confirmada em outros estados e cidades do país. O ato foi convocado pelas centrais sindicais e movimentos populares contra a reforma da previdência e em defesa do piso salarial dos professores. A paralisação, no entanto, deve afetar o transporte de passageiros. Os rodoviários não vão parar. Já os metroviários vão aderir parcialmente à greve nacional. 

Saiba quem promete parar amanhã em Pernambuco:

Metroviários
"Nesta quarta (15/03), devido à decisão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco de aderir ao Dia Nacional de Paralisação, as Linhas Centro e Sul do metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação.  A decisão foi tomada pela Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de modo a minimizar os transtornos para os usuários.  A partir da quinta, 16, a circulação de trens voltará ao habitual, das 5h às 23h", informou a CBTU.

Rodoviários
Procurado pelo Diario, o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco informou que o serviço de transporte público não será paralisado nesta quarta-feira.   

Escolas municipais
De acordo com o Sinpro-PE, a paralisação desta quarta-feira deve deixar pelo menos 19 municípios sem aulas. São eles: Garanhuns, Palmares, Catende, Paudalho, Passira, Buenos Aires, Bezerros, Caetés, Ibirajuba, São Caetano, Sairé, Pombos, Lagoa dos Gatos, Palmeirinha, Agrestina, Jatobá, Custódia, Betânia, Petrolândia e Vicência. 

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), três sindicatos municipais confirmaram adesão dos professores ao movimento: Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Para a capital pernambucana, o Sindicato Municipal dos Professores do Ensino Oficial do Recife (Simpere) tambpem confirmou a presença dos profissionais da rede. "Aqui no Recife não será diferente: faremos uma assembleia unificada com a educação estadual e um ato unitário histórico exigindo pagamento de 100% do piso, contra as reformas e por valorização salarial da categoria", informou o sindicato.

Escolas estaduais
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) também confirmou adesão ao movimento nacional. Nesta terça-feira (14), os núcleos regionais do Sintepe mobilizaram os trabalhadores da educação estadual para a participação na greve. 

Escolas privadas
De acordo com o Sinpro-PE, é esperada a adesão de professores de escolas particulares do estado ao movimento. De acordo com o sindicato, os colégios Salesiano, do Recife, e Academia Santa Gertrudes, de Olinda, liberaram os profissionais para participarem dos atos. 

Confira nota do Colégio Salesiano:

Prezados Pais e Responsáveis,

como sabem, está sendo convocada uma paralisação geral amanhã, dia 15 de março, em todo Brasil. Ainda não temos certeza da repercussão desta, em Pernambuco, mas já sabemos que algumas categorias irão aderí-la.

A escola, como local da prática do debate, espaço democrático onde todas as vozes devem ser escutadas e, criticamente, ponderadas, buscou escutar os educadores que manifestaram sua adesão a esse momento, tendo em vista o período conturbado em que estamos atravessando em nosso País, especialmente diante do quadro de corrupção, onde diante de inúmeros fatos que nos fazem ficar, a cada dia, estarrecidos. Será votado a PEC nº 281/2016, que versa sobre a Reforma da previdência, com pontos que nos atinge diretamente: alteração nos prazos da contribuição previdenciária, alterando-se a idade mínima para aposentadoria e aumentando o tempo de contribuição para que se possa receber a aposentadoria integral, como também, a extinção ao direito à filantropia a que muitas instituições beneficentes e de caridade tem direito, fazendo com que inúmeras atividades de ajuda aos mais carentes, sejam obrigadas a fecharem as portas, deixando de atender, através de seu trabalho, milhares de crianças, jovens e adultos que não são assistidos pelos órgãos governamentais.

Já está confirmado, manifestação dos professores da rede pública, através de carta enviada pelo SINPRO: “As escolas públicas deverão suspender as aulas, no dia 15, sendo que, no turno da manhã, o Sinpro Pernambuco integrado com mais 6 Sindicatos que representam a educação no Estado estão convocando todos os professores para se concentrarem na Praça Oswaldo Cruz, no Recife, às 9h, para a grande assembleia/ato que deflagrará a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO”.

Por tudo isso, após ter escutado a comunidade educativa, tendo recebido várias ligações de pais preocupados com a situação, o Colégio Salesiano Sagrado Coração, suspenderá suas atividades, amanhã, dia 15 de março, para que todo cidadão tenha o direito preservado de exercer sua cidadania. Portanto não haverá aulas, tempo integral, bilíngue e esportes. As Avaliações parciais que estão sendo realizadas, serão transferidas para próxima quarta-feira, dia 22 de março.

Temos consciência que haverá certas dificuldades na organização familiar, mas precisamos primar também pela segurança de todos, pois sabemos, que em momentos de paralisação, muitas pessoas alheias aos verdadeiros propósitos e objetivos destes movimentos, se aproveitam para arruaças.

Agradecemos a compreensão de todos e esclarecemos ainda, que o ano letivo exigido por lei é o cumprimento de 200 dias letivos e nosso calendário ultrapassa essa quantidade, não havendo prejuízo pedagógico para nenhum de nossos alunos.

Desejamos a todos tranquilidade, atitudes pacíficas e um olhar sobre o bem comum, buscando melhorias para todo o povo brasileiro.
Do diário de Pernambuco 

  




0 comentários:

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

PMDB

PMDB

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Vereador Fábio Araújo

Vereador Fábio Araújo

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados