11 de julho de 2017

postheadericon Benefícios por onde passa "Toritama"

Segundo os dados da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a região com o pior balanço hídrico é o Agreste, onde 50 cidades estão em situação de colapso e pré-colapso. Na região do Sertão pernambucano, há três cidades em colapso e quatro cidades em pré-colapso. Em setembro do ano passado, a escassez de chuvas levou ao colapso o maior reservatório operado pela Compesa, a Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, com capacidade de acumular 327 milhões de m³. Só Jucazinho chegou a atender 15 cidades da região Agreste, entre elas, Caruaru. Ainda segundo as informações da Compesa, após a chegada das águas do São Francisco a Sertânia, a oferta de água para o Município dobrou. O calendário de abastecimento passou de dois com água e 26 dias sem (2 x 26) para três dias com água e 16 dias sem (3 x 16).

A Companhia destaca que, para concluir a Integração da Transposição do Rio São Francisco pelo Canal do Eixo Leste (que já está pronto), será preciso construir o Ramal do Agreste. A obra será executada pelo Ministério da Integração Nacional (MI), terá 70Km e fará a conexão com Adutora do Agreste, no município de Arcoverde.

A Adutora do Agreste é a principal obra estruturante e complementar em Pernambuco para receber as águas da Transposição. A primeira fase, já conveniada, corresponde a cinco lotes e a um investimento de R$ 1,4 bilhão, para atender 23 municípios. Juntando a primeira e segunda etapas, são 550Km.

A Compesa já concluiu 60% das obras, ou seja, já implantou 340Km. A conclusão depende da regularidade de liberação de recursos pelo governo federal - 90% dos investimentos na Adutora do Agreste cabem à União e 10% ao governo de Pernambuco. No total (primeira e segunda etapas) serão beneficiadas 68 sedes e 80 localidades do Agreste. Para atender as outras 45 cidades, ainda não há orçamento.

Por meio de obras emergenciais, com recurso do MI e Defesa Civil Nacional, deve executar, ainda, as adutoras de Poço da Cruz, para Arcoverde; de Campos, para Sertânia; de Moxotó, para Custódia; e do Alto Capibaribe, para Barra de São Miguel, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho. (MC)

0 comentários:

VER MAVA

VER MAVA

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Vereadora Rossana

Vereadora Rossana

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados