Advertisement

26 de setembro de 2017

Rádio mantém sua presença pelo Brasil, aponta pesquisa

O tempo médio diário dedicado pelo brasileiro à atividade de ouvir rádio é de quatro horas e 40 minutos. Os dados foram revelados por uma pesquisa de julho da Kantar IBOPE Media sobre rádio em 13 mercados.  O rádio continua a desempenhar um papel fundamental no dia a dia da população. A grande Belo Horizonte (MG), registrou que 95% da população ouve rádio por ao menos um minuto no período de 30 dias. Na grande Goiânia (GO), o alcance é de 91%; e na grande Fortaleza (CE), 90% das pessoas são impactadas pelas ondas sonoras. O estudo apontou, ainda, que a população da grande Goiânia é a que passa mais tempo ouvindo rádio diariamente. Em média, são cinco horas e quatro minutos. A região da grande Rio de Janeiro vem na sequência, com cinco horas e três minutos. Os moradores da grande Recife também se destacam no consumo, com quatro horas e 58 minutos diários dedicados ao meio.
O rádio é visto como uma fonte ágil e confiável de informação, assim, 35% dos ouvintes declararam consumir o meio quando precisam de uma atualização rápida das notícias. Além disso, 32% disseram prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio - de janeiro a julho de 2017, foram ao ar mais de três milhões de inserções publicitárias no meio.

Segundo a pesquisa, 52 milhões de pessoas escutam rádio em 13 regiões metropolitanas no Brasil, sendo 52% mulheres e 48% homens. O pico de consumo do meio ocorre entre 10h e 11h da manhã, quando o rádio alcança 37 milhões de pessoas diferentes em um intervalo de 30 dias.

O alcance do meio é maior entre a população jovem. De acordo com o levantamento, 91% dos entrevistados entre 15 e 19 anos declararam ouvir rádio por ao menos um minuto nos últimos 30 dias. Este alcance é de 90% entre as pessoas de 20 a 34 anos e de 90% entre os 35 e 49 anos, sendo que todos os patamares estão acima da média de alcance geral, de 87% da população.

O estudo completo, com insights sobre o perfil do ouvinte, incluindo leituras do comportamento por praça e dados sobre a compra de espaço publicitário no meio está disponível no site da Kantar IBOPE Media.
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário