21 de dezembro de 2017

postheadericon LIXÃO DE TORITAMA SERÁ DESATIVADO

Após anos acumulando toneladas de lixo numa área no Sítio Mangas, às margens da BR-104 em Toritama, município localizado no Agreste pernambucano, será desativado o lixão de Toritama. Uma solenidade que acontecerá nesta sexta-feira (21) às 9 horas irá marcar o fim do lixão. Autoridades de Toritama, das cidades vizinhas afetadas pela poluição, bem como dirigentes de órgão ambientais foram convidadas para o ato. A desativação do lixão de Toritama significa o fim de vários transtornos como, queimadas, obstrução da BR-104 pela fumaça, exposição de toneladas de lixo a céu aberto, concentração de animais, sobretudo aves e ampla proliferação de moscas, além de condições sub-humanas de trabalho, inclusive exploração do trabalho infantil e a possibilidade de contaminação dos cursos hídricos afluentes ao Rio Capibaribe e também multas por crime ambiental penalizando os cofres município.

Os transtornos se estendem por vários quilômetros ao redor do lixão e afeta moradias de seis áreas povoadas, dentre elas, os sítios, Mangas, Caldas, Santa Maria, São João, ambos de Toritama e também a Vila do Socorro e o distrito de Pão de Açúcar pertencentes ao município de Taquaritinga do Norte.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Lima, o lixão de Toritama recebia por mês de mil a duas mil toneladas de resíduos. A área do lixão que é pertencente ao município mede aproximadamente 20 hectares. O secretário informou que após a desativação serão iniciados a limpeza e os estudos de recuperação da área degradada, a partir de um termo de referência. Segundo o secretário, possivelmente após os estudos de viabilidade, a área poderá se tornar um parque ambiental ou mesmo um distrito industrial.

Quanto aos catadores que trabalhavam no lixão, a Secretaria de Assistência Social cadastrou todas as famílias e as acolheram com programas sociais como, o Bolsa Família, fornecimento de cestas básicas e vagas em cursos do Pronatec voltados especificamente para as atividades de confecções de roupas. O governo municipal também tem feito tratativas no sentido de apoiar os trabalhadores a formarem uma associação municipal de catadores.

Em respeito a Politica Nacional dos Resíduos Sólidos que disciplina sobre a erradicação dos lixões no Brasil, complementado pelo plano de governo do Prefeito Edilson Tavares, os resíduos descartados pela população de Toritama passarão a ser destinados a um aterro sanitário privado licenciado pelos órgãos ambientais como a CPRH e Agência Pernambucana de Recursos Hídricos, localizado na zona rural Lajedo do Cedro em Caruaru.

Assessoria de Comunicação

0 comentários:

VER MAVA

VER MAVA

Berg Etiquetas

Berg Etiquetas

NG Tecidos

NG Tecidos

GPS - Administradora

GPS - Administradora

Cheiro e Chame Acessórios

Cheiro e Chame Acessórios

Ricardo

Ricardo


DISQUE 3719 4545

DISQUE 3719 4545
Para qualquer Informação

C & E F: 9319 6440

C & E F: 9319 6440
Fone 9716:8881

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Promoção Grátis

Insira seu Email Gratuitamente

Receba Nossas Novidades Via Email

Colaborador

Colaborador

Romero Leal

Romero Leal

Ligue 3741 1602

Ligue 3741 1602

Radio Toritama FM 104.9

Colaborador

Colaborador

Postagens populares

Seguidores

Atualizados