Várias regiões do país ficaram sem fornecimento de energia elétrica na tarde desta quarta-feira. Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável por gerenciar a fiscalizar a entrega de energia em todo o Brasil, informou que, às 15h48, "uma perturbação" no Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede nacional de distribuição de energia, causou o desligamento de cerca de 18 mil megawatts (MW), majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste. Esse volume correspondia a 22,5% da carga total do sistema naquele momento.Por causa desta queda, um esquema regional de alívio de carga entrou em operação, atingindo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores no montante de 4.200 MW. "Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste", informou o Operador.
Segundo o ONS, às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas", declarou.
Trânsito no Recife e RMR
No Recife, o metrô ficou sem operar e os semáforos ficaram apagados. A operação das linhas Sul e Centro do metrô do Recife foi suspensa, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), afetando 400 mil passageiros. A CBTU Recife informa que às 20h20 desta quarta-feira, (21), o Metrô voltou a circular. Os passageiros que se encontravam nos trens no momento da queda de energia foram retirados das composições e encaminhados às estações.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
0 comentários:
Postar um comentário