Advertisement

6 de maio de 2019

Maio Amarelo 2019 - Educação de Trânsito nos Bares

Dentro das ações da 6ª edição do Movimento Maio Amarelo, tendo como objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, ocasionados pela mistura fatal de álcool e direção, o não uso do cinto de segurança e o uso do celular ao conduzir o veículo, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estarão alertando e promovendo discursão sobre os cuidados no trânsito, conscientizando o motorista a ser mais responsável e que dirija com segurança. Na ação, que começou pela Bar Venda do Seu Antônio, no bairro no Poço da Panela, no último dia 03, foram entregues peças educativas contendo dicas de boas práticas no trânsito. Os bares Real Botequim (Casa Forte, Recando Paraibano (Casa Forte), Facca (Parnamirim) e Guaiamum Gigante (Parnamirim) também fizeram parte da ação. Na ocasião, os amigos da vez receberam medalha, além de uma foto para guardar de recordação. O foco da ação foi expandir as frentes de atuações para atingir adolescentes, jovens e adultos, com o intuito exclusivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no estado. Muitos condutores já assimilaram a importância de se precaver, mas, infelizmente, uma parcela ainda insiste em descumprir a Lei e o fazem de forma deliberada, cientes que colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a vida de outras pessoas. Por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito está realizando as atividades educativas para trabalhar desde a base, com as crianças, até o público mais adulto.

VAGAS PRIORITÁRIAS

O uso de vagas prioritárias em estacionamentos para pessoas com deficiência ou idosos é um direito definido no Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Com o objetivo de conscientizar sobre o uso correto das vagas prioritárias, técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, Rotary Club, Valle Seguros, Universidade Maurício de Nassau – Uninassau, UEB-PE e Ong’s IGR e Novo Jeito, realizaram ação sensibilizando os motoristas que frequentam os centros de compras do Recife e Região Metropolitana do Recife – RMR.
A ação faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2019, que este ano tem como slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, aconteceu no último sábado (04) e domingo (05), nos shoppings Plaza e Riomar, e se estenderá durante todo o mês nos shoppings Guararapes, Recife, Tacaruna, Costa Dourada e Patteo.
No local, uma cadeira de rodas foi posicionada em vagas comuns com frases de conscientização, como por exemplo: É só um minutinho; Volto já; Vai ser rápido; Já, já eu saio; Vou ali tomar um café rapidinho, entre outras. Além disso, foi aplicada uma “Multa Moral”, que funciona como uma alerta aos erros cometidos pelas pessoas que usam de forma indevida as vagas especiais, mostrando o erro que é não apenas moral, mas também legal. Ao se parecer com uma folha de talão de multa, a medida alerta os condutores que ao invés da multa educativa, poderia ser uma multa real.
“A ação objetiva mostrar a sociedade que as vagas prioritárias são um direito garantido aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência e que cabe aos cidadãos respeitar o próximo. Acreditamos que a educação é o melhor caminho e assim estamos fazendo em mais essa ação do Maio Amarelo”, destacou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles.  

Compartilhar: Compartilhar no WhatsApp
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário